Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 05/7/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Altos custos do frete comprometeram exportações da soja em 15,7% no mês de junho e dólar impulsiona os preços no mercado interno

Confira, com exclusividade, os preços da soja nas principais regiões produtoras e na BM&F Bovespa!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

A problemática tabela nacional de fretes rodoviários continua a dificultar o transporte interno de grãos, gerando constante travamento da comercialização da soja. Nem mesmo a disparada do dólar ante o real estimulou negócios no setor, dado o receio sobre a obtenção de transporte.

As exportações de soja no Brasil no mês de junho recuaram 15,7% em comparação a maio/18. Com isso, o faturamento com os embarques foi de US$ 4,19 milhões, 16% abaixo do faturamento de maio.

Esta queda é reflexo da incerteza nos ajustes da nova tabela de fretes imposta pelo governo federal, que comprometeram o transporte da soja até os portos. Ontem (04/07), a comissão mista do Congresso aprovou o relatório favorável a proposta, que será votada pelo Senado nos próximos dias.

Quanto aos preços no mercado interno, foi a alta do dólar, mais uma vez, que causou aumento das cotações da soja. No Paraná, Santa Catarina, e no Mato Grosso do Sul, os preços da saca valorizaram em relação a semana anterior. Todavia, os preços ainda permanecem desvalorizados em relação a junho.


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DOS PREÇOS DA SOJA NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS

Na BM&F Bovespa os preços não variaram de terça para quarta, e tiveram desvalorização semanal acima de 2% para todos os contratos, e no mês a desvalorização ultrapassou 12%.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F BOVESPA
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.