Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 31/7/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Acordo entre EUA e UE pode favorecer negociações da soja entre Brasil e China

Confira também, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços da soja nas principais regiões produtoras e na BM&F Bovespa!

De AF News Análises

Por Maíra Laskoski

A desvalorização da taxa de câmbio causou leves retrações nas cotações da soja no mercado interno na semana de 23 a 27/julho, o que impacta diretamente na paridade de exportação, deixando menos atrativas as vendas da oleaginosa.

Assim, entre os dias 24 e 31/julho o Indicador ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá teve retração de 0,5% e o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná recuou 0,4%.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F BOVESPA


Os EUA e a U.E. efetivaram um acordo que isentou a tarifa de alguns produtos importados pela UE, dentre eles, a soja, o que pode deixar o grão norte-americano mais competitivo frente ao mercado brasileiro.

No entanto, em 2017 apenas 5% de toda soja brasileira foi exportada para a U.E., enquanto que o maior demandante do grão brasileiro, a China, importou 79% do volume total.

Sendo assim, a associação entre a U.E. e os EUA pode dificultar as exportações futuras de soja brasileira para o bloco econômico, mas por outro lado pode aproximar ainda mais o Brasil e a China.

veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.