Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 18/4/2017 - Atualizado em 02/10/2013h46

Com chuvas ameaçando produtividades e qualidade, preços em alta

Preços de soja no mercado interno e de exportação na Argentina

De AF News Análises

Por Gabriel Ferreira

                       

Preços argentinos em partes acompanhando o padrão externo, com FOB em alta, porém com maioria dos contratos em queda na MATBA, exceto no spot. A condição de colheita pesa nas cotações, apesar do risco de perdas ter retornado diante das fortes chuvas recebidas em áreas já anteriormente alagadas (no início do ciclo).

O USDA projetou em seu relatório mensal de projeções de oferta e demanda um aumento na estimativa de colheita argentina (+ 0,5 milhão de tons), prevendo safra de 56 milhões de toneladas.

Porém na Argentina, analistas e produtores voltam a projetar perdas pelas chuvas, com os rendimentos acima do esperado nas áreas mais precoces não devendo compensar as reduções nas áreas novamente alagadas do Centro e do Sul do país. A Bolsa de Buenos Aires falava em 7,8% de área já colhida, sendo que houve picos de até 200 mm no período de 05 a 12/04. Isso serviu de argumento para altas nos preços após a divulgação do relatório do USDA.

Na comercialização por parte dos produtores argentinos, dados publicados quarta-feira (12) e referentes à semana entre 29/03 a 05/04 mostraram nova redução no ritmo das vendas às traders, com 163,8 mil toneladas negociadas da safra nova (338,5 mil toneladas na semana anterior). O acumulado de compras a este canal de comercialização era de 5,145 milhões de toneladas.

Nas vendas ao setor moageiro argentino, principal comprador da soja naquele país, esta redução no ritmo de vendas (acima citada) ficou mais clara. A semana foi de 214 mil toneladas negociadas na safra nova e quase 2,0 milhões de toneladas safra velha. No acumulado do ano safra, as moageiras argentinas somam 8,795 milhões de toneladas (2016/17) e 38,646 milhões de toneladas (2015/16).





veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.