Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 30/10/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Nelore será a principal raça produtora de carne do mundo, projeta especialista

Ao Giro do Boi desta terça, 30, o médico veterinário e diretor técnico da ANCP, a Associação Nacional de Criadores e ....

De AF News Análises

Ao Giro do Boi desta terça, 30, o médico veterinário e diretor técnico da ANCP, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, Argeu Silveira, projetou que a Nelore será a principal raça de bovinos do mundo no que diz respeito à produção de carne.

O desafio para alcançar este objetivo, completou o especialista, será identificar e multiplicar a genética de indivíduos que produzem carne de qualidade superior, com maciez e marmoreio, características que neste momento, de modo geral, são encontradas de forma mais frequente em animais de raças taurinas.

Segundo Silveira, as raças taurinas saem na frente, mas existem animais zebuínos que são destaques nestas características para produção de carne premium, por isso os esforços dos programas de seleção estão começando a buscar estes raçadores.

Outro obstáculo para identificar estes animais está na precariedade de alguns sistemas de engorda, uma vez que a gordura entremeada é a última a ser depositada na carcaça do animal. O veterinário lembrou que falhas na fase de terminação podem prejudicar na detecção da característica de marmoreio.

Para fazer com que a raça avance na produção de carne superior, o veterinário destacou que os criadores devem buscar DEPs específicas para os reprodutores, que já estão sendo contempladas nos sumários dos principais programas de seleção genética, como é o caso da ANCP. A DEP de maciez, por exemplo, já é pesquisada pela Embrapa há cerca de uma década e meia e foi lançada oficialmente no sumário de 2017.


Fonte: Canal Rural.

veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.