Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 27/9/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Mercado indiano vai receber carne suína brasileira

A Índia passará a comprar carne suína brasileira, informou nesta quarta-feira (26) o Ministério da Agricultura, Pecuária e...

De AF News Análises

A Índia passará a comprar carne suína brasileira, informou nesta quarta-feira (26) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Acordo fechado entre os dois países prevê alíquota de 30% para a importação do produto do Brasil. Além disso, o importador também precisa pagar um imposto de 12%, equivalente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

De acordo com o Mapa, a abertura começou no mês passado, quando o governo da Índia autorizou a importação do Brasil de embriões bovinos “in vitro”. Ocorre também no momento em que as vendas do agronegócio brasileiro para o país asiático cresceram 114% de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Outra frente estimulada pelo governo federal envolve o estímulo à produção de feijão e grãos como grão de bico, ervilha e lentilha para atender o mercado indiano, que consume esses produtos como fonte de proteína.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a abertura do mercado indiano para a carne suína do Brasil. “Se por um lado é uma vitória para o Brasil, por outro, é o reconhecimento da capacidade brasileira de ofertar produtos com excelência acerca da qualidade dos produtos e do preservado status sanitário”, disse a entidade.

Fonte: Governo do Brasil.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.