Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 03/11/2017 - Atualizado em 02/10/2013h46

Plantio do milho no RS se encaminha para o final

A área semeada de milho já atingiu 75% no Rio Grande do Sul

De AF News Análises

Devido à melhora nas condições meteorológicas, com o retorno da umidade no solo a níveis apropriados aos trabalhos de plantio, as culturas de verão tiveram aumento na área semeada nesta última semana. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quarta-feira (01/11) pela Emater/RS-Ascar, a área semeada de milho já atingiu 75% no Rio Grande do Sul. Em regiões como Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa, o plantio do milho ultrapassa os 80%.

Com o regime de chuva regularizado e as altas temperaturas, houve aceleração no crescimento das plantas nos últimos dias. Algumas lavouras de milho estão entrando no período de floração (início), fato que atinge 3% do total semeado no Estado. As áreas atingidas pelas chuvas recuperaram o potencial produtivo da cultura. Os produtores continuam realizando o controle das ervas daninhas e aplicação da adubação nitrogenada em cobertura. As expectativas de produtividade são muito boas entre os produtores.

O período também foi favorável para os trabalhos com a soja. Segue em andamento a dessecação e preparo das áreas para o plantio, o qual deverá se intensificar nas próximas semanas se as condições meteorológicas permitirem. No momento, a área semeada atinge 9% do total projetado.

Apesar do bom impulso até o momento, a área coberta do arroz está em torno de 42%, bem menos que os 68% registrados no ano anterior e a média de 60% dos últimos cinco anos, para o mesmo período. Os produtores tentam agora recuperar o atraso antecipando e acelerando a aplicação de nitrogênio em cobertura, para que as lavouras voltem a ter um desenvolvimento dentro dos padrões ideias para uma boa produtividade.

O feijão de primeira safra atingiu 70% da área semeada no Estado, sendo que regiões importantes como Frederico Westphalen e Passo Fundo já atingiram a totalidade do plantio.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.