Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 26/9/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Brasil tem dificuldades para vencer barreiras não tarifárias e exportar mais carne bovina, aponta consultor

Nesta quarta, 26, o Giro do Boi recebeu em estúdio o consultor Jogi Humberto Oshiai, pós-graduado em comércio internacional que mora em....

De AF News Análises

Nesta quarta, 26, o Giro do Boi recebeu em estúdio o consultor Jogi Humberto Oshiai, pós-graduado em comércio internacional que mora em Bruxelas, na Bélgica, e que frequentemente representa o Brasil perante a União Europeia para estreitar as relações institucionais e comerciais para o nosso agronegócio.

De acordo com Oshiai, o país tem capacidade de produzir carne que atenda os mais exigentes mercados internacionais, mas esbarra em obstáculos não tarifários para conseguir distribuir seus produtos em tais países. “O Brasil evoluiu muito no setor privado. As nossas indústrias, especialmente no setor de exportação de carne bovina, não devem nada a ninguém, para não dizer que são as melhores indústrias do mundo. Apesar disto, não temos conseguido vencer as barreiras não tarifárias”, indicou.

Para o consultor, é preciso profissionalizar as negociações externas para que estas relações estejam à altura da cadeia produtiva nacional. “Eu continuo batendo na mesma tecla em alguns pontos sobre as raízes dos problemas. Nós tentamos toda vez resolver de forma casuística, mas nós não chegamos ainda a ter, do ponto de vista oficial, ou seja, do governo, algo que seja digno do setor privado”, afirmou.

O consultor deixou à disposição seu e-mail para possíveis dúvidas de agentes da cadeia produtiva da carne bovina: [email protected]


Fonte: Canal Rural.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.