Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 25/6/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Aeroporto Internacional daria upgrade no comércio exterior

Apesar do destaque na comercialização do estanho minerado em...

De AF News Análises

Apesar do destaque na comercialização do estanho minerado em Rondônia, Ribeirão Preto não tem perfil exportador. A economia é movida, principalmente, pelos serviços, comércio e indústrias, que atendem ao mercado nacional. Nos últimos anos, as exportações não ultrapassaram 2% de representação no PIB (Produto Interno Bruto) municipal. 

Porém, a presença no exterior teria um upgrade com a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. "Nossa história será marcada pelo antes e depois do aeroporto internacional. Se tivesse sido viabilizado há 20 anos, teríamos um outro cenário", diz Eduardo Molina, gestor de Relações Institucionais da ACIRP (Associação Comercial e Industrial). 

Para ele, a internacionalização "facilitaria a importação e exportação de produtos de alto valor agregado, desenvolvendo toda uma cadeia produtiva". 

Para Carlos Ernesto Campos, presidente da Tead (empresa que construiu o terminal de cargas no Leite Lopes), em dez anos a internacionalização movimentaria R$ 10 bilhões. 

Luciano Nakabashi, professor da USP, ressalva que Ribeirão "não tem vocação exportadora" - no Brasil ligada às commodities - e que a internacionalização não mudaria nosso perfil, embora desenvolvesse setores como o de logística. 

Fonte:Acidadeon
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.