Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 05/1/2017 - Atualizado em 02/10/2013h46

Tratores autônomos serão exibidos em feira de máquinas de Paris

Salão vai exibir as tecnologias que receberam o Prêmio Inovação, como o pneu que se adapta às condições de campo e da estrada

De AF News Análises

Duas soluções para os problemas de compactação de solo, causados pelo uso de máquinas cada vez mais pesadas no campo, receberam as medalhas de ouro do Prêmio de Inovação do SIMA, salão de máquinas agrícolas que será realizado em Paris, França. A feira, que acontece de 26 de fevereiro a 2 de março, reúne 1.740 empresas do agronegócio de 42 países e é visitada por cerca de 240 mil pessoas.

A Michelin vai exibir no SIMA o pneu flex (2 em 1), medalha de ouro do Prêmio de Inovação. O pneu permite aos agricultores utilizarem seus tratores na lavoura e nas rodovias, adaptando a pressão às condições de rolamento. Quando inflado para estrada, o Michelin Evobib tem uma banda de rodagem mais estreita e consegue rodar sem vibração, o que dá maior conforto ao operador. Quando se reestabelece a pressão de campo, o pneu se alarga e expande.

A outra medalha de ouro ficou com o sistema Trelleborg Vip, que regula a pressão dos pneus de acordo com a carga real da colheitadeira durante o trabalho no campo, sem a necessidade de ação do operador. A pressão do pneu se ajusta automaticamente, para reduzir a compactação do solo.

Dois tratores autônomos receberam medalhas de prata no SIMA. O Case IH Autonomous Magnum, desenvolvido na França, pode executar operações de preparo do solo e plantio sem operador. A máquina dispõe de sistemas de telemetria e compartilhamento de dados, podendo trabalhar autonomamente dia e noite. O operador supervisiona remotamente, por meio de tablet ou de computador, as operações que são pré-programadas. Radares e câmeras instalados no trator possibilitam ao veículo detectar obstáculos e parar por si só. Se o sinal GPS ou os dados de posição forem perdidos, o veículo se autodesliga. A New Holland italiana também recebeu prata com o trator autônomo NHDrive, que detecta e analisa o ambiente  em tempo real.

Fonte: Revista Globo Rural
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.