Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 06/6/2016 - Atualizado em 02/10/2013h46

Seminário na Fiep apresenta Espanha como porta de entrada da Europa para empresas paranaenses

País está atualmente em décimo lugar entre os destinos das exportações do Estado; volume de vendas no primeiro trimestre do ano foi de mais de US$ 98 milhões

De AF News Análises

Curitiba, 6 de junho de 2016 — No próximo dia 8, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), a Invest in Spain, ligada ao governo espanhol, e a Embaixada da Espanha no Brasil realizam, em parceria seminário sobre a Espanha como destino e porta de acesso à Europa e outros mercados. A ideia do evento é oferecer às empresas paranaenses informações sobre as possibilidades de investimentos no país ibérico, bem como vantagens competitivas, legislação e o contexto socioeconômico na região.

Atualmente, a Espanha é o décimo destino das exportações paranaenses, segundo dados da balança comercial de abril elaborados pela Fiep. Segundo informações colhidas pela entidade junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), a indústria do Paraná exportou US$ 98,03 milhões no primeiro trimestre do ano. É ainda o quinto mercado do Brasil na Europa.

Como porta de entrada para o continente europeu, a Espanha representa o acesso ao maior mercado mundial, com acesso a 500 milhões de habitantes e uma renda média per capta de 27.300 Euros, de acordo com apontamento do ICEX. Afetada recentemente pela crise econômica mundial, o país já registra sinais que o pior já passou — houve melhora na qualificação dos ratings das agências Moody’s (de Baa3 para Baa2, fevereiro de 2015), Fitch (de BBB para BBB+, abril de 2015) e S&P (de BBB para BBB+, setembro de 2015).

É ainda o segundo país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mais favorável em incentivos fiscais para atividades de Indústria e Desenvolvimento (I+D), atrás apenas da França e à frente de países como Canadá, Reino Unido, Japão e Alemanha, por exemplo.

Entre os especialistas que participam da programação como palestrantes estão Fernando Salazar Palma, conselheiro econômico e chefe comercial do escritório econômico e comercial da Embaixada da Espanha em Brasília, María Jesus Fernández, diretora da divisão de financiamento e relações com investidores da Invest in Spain, e Rafael Garcia, diretor comercial da CESCE no Brasil.

O seminário acontece a partir das 8h15 do próximo dia 8 no Campus da Indústria da Fiep, sala dos Conselhos, na avenida Comendador Franco, 1.341, Curitiba, PR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link http://tinyurl.com/j22fkzn

Mais informações pelo telefone (41) 3271-9110 ou pelo email cin@fiepr.org.br

Fonte: FIEP
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.