Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 08/10/2014 - Atualizado em 02/10/2013h46

Derivados de milho: Setembro com preços acompanhando o milho em grãos

Destaque hoje ao comportamento de preços de atacado dos derivados de milho no mês de setembro/14

De AF News Análises

Por Gabriel Ferreira

Destaque hoje ao comportamento de preços de atacado dos derivados de milho no mês de setembro/14, com todos os produtos acompanhados em queda, seguindo de perto o milho em grãos.

Com dados do estado do Paraná, vemos que todos os produtos acompanhados tiveram quedas nos preços, sendo que a mais expressiva ocorreu na farinha de milho prensada tipo biju (-5,2% no mês) e a menos expressiva na canjica amarela (-1,9%). Já o milho em grãos acumulou queda de 2,5%, com saca cotada a R$ 20,90, o menor valor desde outubro/13.

A maior redução na farinha tipo biju segue a lógica da redução de preços nos seus correlatos, com as farinhas de mandioca apresentando quedas no mês. Com a queda recente nas farinhas de trigo e nos derivados de mandioca (principalmente a fécula), o fubá é o derivado de milho com maior queda semestral, com 25%.

Sabemos que os preços dos derivados de milho nem sempre acompanham integralmente as variações do milho em grãos. Nos últimos 12 meses, tivemos o milho explicando 85,3% das variações dos preços da canjica amarela; 63,9% da farinha de milho; 81,5% do farelo de milho e 87,9% do fubá amarelo.

Com isso, vemos que nos últimos doze meses as variações nos preços de milho tem sido acompanhadas pelos derivados. Nos últimos 3 anos, em 2 anos os preços dos derivados de milho subiram de setembro para outubro, algo a se observar no ano atual, já que dólar e estoques de milho puxam os preços em sentidos distintos.  

 


veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.