Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 06/5/2015 - Atualizado em 02/10/2013h46

Derivados de milho abr/15: Preços seguiram descolados do grão

Mais uma vez cotações dos produtos em sentido diferente do milho em grãos

De AF News Análises

Por Gabriel Ferreira

Destaque hoje aos dados de preços de derivados de milho no mês de abril/15, mais uma vez com cotações dos produtos seguindo sentido diferente do milho em grãos. Colheita, dólar e demanda por determinados produtos explicam esta divergência dos fundamentos.

Vemos na tabela abaixo, que segundo dados da SEAB-PR, milho em grãos com queda de 1,8%, pressionado pela baixa demanda por rações animais no mês e pela redução do câmbio, que deixou de favorecer a paridade de exportação. Já nos derivados, com exceção ao farelo de milho, que é estritamente utilizado na alimentação animal e que sofreu pela pressão de queda vinda de correlatos (farelo de trigo por exemplo, resíduos de soja), os demais ficaram entre a valorização e a estabilidade.

Farinha de milho tem maior demanda com o clima frio e acabou destoando dos seus correlatos (farinhas de mandioca), que fecharam o mês em queda. Baixa demanda ainda pela canjica fez com que preços se mantivessem. Já no fubá, valorização de derivados de trigo e da fécula de mandioca colaboraram para aumento de demanda e consequentemente de preços.

Assim como temos visto nos últimos meses, correlação entre preços de milho e os seus derivados tem sido baixa nos últimos 12 meses (abr/14 a abr/15), sendo que o maior valor é observado pelo fubá amarelo (84%), seguido pelo farelo de milho (72%). Os demais tem correlação entre 69 (canjica) e 44% (farinha de milho).

Nos últimos 4 anos, em apenas 1 não tivemos quedas nos preços de milho e de seus derivados do mês de maio em relação à abril, algo que mostra uma tendência negativa a este mês.

 


veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.