O Conselho Internacional de Grãos - entidade internacional responsável pelo levantamento global de grãos, identificada pela sigla em inglês (IGC) -, divulgou nesta segunda-feira, dia 28, sua mais recente estimativa sobre a produção mundial de arroz. De acordo com o levantamento do IGC, a produção do grão no mundo deve aumentar pelo terceiro ano consecutivo, atingindo 467 milhões de toneladas no próximo ano comercial.
A estimativa do instituto, feita com base em uma perspectiva de clima favorável, representa uma taxa de crescimento anual de 1%. De acordo com o IGC, em 2011/2012, a produção global avançou 3,3%, para 462 milhões de toneladas. A área plantada com arroz deve crescer apenas marginalmente, para 160,7 milhões de hectares, enquanto que a produtividade deve ter crescimento modesto.
A safra na Índia deve atingir um novo recorde de 104,1 milhões de toneladas, porque as chuvas das monções estão em patamares normais. Aumentos na safra também são esperados para a maioria dos grandes produtores do grão, exceto os Estados Unidos, onde pode haver recuo de 1,7%, para 5,8 milhões de toneladas, pois a produtividade maior deve ser compensada por áreas plantadas menores. Na China, a produção deve aumentar aproximadamente 2%, atingindo 143,5 milhões de toneladas.
Sobre o comercio global dos grãos em 2012, o levantamento do IGC aponta uma redução de 2 milhões de toneladas, ou quase 6%, em relação ao recorde do ano passado, 33,1 milhões de toneladas. O declínio se deve principalmente à diminuição das importações de países asiáticos, como Bangladesh e Indonésia, de 53% e 57%, respectivamente, para 700 mil e 1,2 milhão de toneladas.
Fonte:
AF News Análises
veja também
Leilões e as importações dos países do Mercosul podem derrubar os preços, s...
A ideia foi lançada pela RiceTec e oferece benefícios exclusivos para os pr...
No mercado interno preço do grão causa desacordo entre produtor e governo
O relatório do Ministério da Agricultura apontou que a produção de arroz fo...