Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 24/9/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

SENAR-PR realiza oficinas na Ficafé

O Paraná já foi o maior produtor de café do Brasil. Na primeira metade do século passado, o ‘ouro verde’ foi indutor de desenvolvimento no...

De AF News Análises

O Paraná já foi o maior produtor de café do Brasil. Na primeira metade do século passado, o ‘ouro verde’ foi indutor de desenvolvimento no Norte do Estado, até a fatídica ‘geada negra’, que dizimou os cafezais paranaenses, mudando para sempre a configuração socioeconômica estadual.

Décadas depois o café paranaense volta a ser objeto de atenção do setor produtivo, mirando a qualidade do produto paranaense, que está cada vez mais ganhando espaço no mercado de cafés especiais. Um dos indicadores de como essa cultura vem crescendo em importância é a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), em Jacarezinho, que este ano chega à sua 11º edição, trazendo novidades tecnológicas, oportunidades de negócio e conhecimento aos cafeicultores. Segundo os organizadores, circulam pelo evento cerca de 4 mil pessoas, gerando negócios da ordem de R$ 5 milhões.

Nesta edição, o SENAR-PR levará para os pavilhões da Ficafé duas oficinas gratuitas para os produtores: ‘Torra de cafés especiais’ e ‘Manutenção de roçadeiras e derriçadeiras’. Esta é a segunda vez nos 11 anos da feira que a entidade insere uma oficina na programação do evento.

“No ano passado, a oficina de torra de cafés especiais foi bastante procurada pelos participantes. Diante disso, o SENAR-PR viu uma oportunidade de levar mais informação para dentro do evento”, ressalta Jéssica D’angelo, técnica do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, que acompanha a cadeia da cafeicultura.


Fonte: Sistema Faep.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.