Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 25/6/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Confira dicas para entender as informações da embalagem do seu café

O mercado de cafés especiais está em franco crescimento no...

De AF News Análises

O mercado de cafés especiais está em franco crescimento no Brasil: o consumo deixou de acontecer unicamente na ida à cafeteria. Pacotes do insumo, em grãos ou moídos, estão disponíveis não só nas lojas especializadas, mas em sites de compras e até mesmo em supermercados. Para os iniciantes, fica a dúvida: o que fazer com todas as informações disponíveis nos rótulos?

A informação que primeiro salta aos olhos é a variedade do grão apresentado. No Brasil, algumas comuns são catuaí, catucaí, mundo novo e bourbon.

“Para explicar o que é, muita gente associa com as uvas viníferas. Mas, no vinho, a diferença entre variedades é muito mais destacada. No café, depende da safra, dos processos que vieram depois da colheita. Não existe isso de uma variedade ter sabor mais achocolatado”, alerta o mestre de torra e barista responsável pela Belini, Luiz Gustavo Manso.

A necessidade de informar dados sobre a variedade veio com a terceira onda do café, iniciada em 2002 nos EUA: a bebida passou a ser tratada como produto da gastronomia, similar aos queijos e vinhos. A filosofia é a de valorizar pequenos torrefadores, que promovem marcas e grãos regionais, de produtores familiares e de cooperativas.
Dessa forma, em muitas embalagens de cafés especiais constam dados como a variedade do grão, a região de cultivo, o nome da fazenda e, muitas vezes, a história dos produtores. Mesmo sem influenciar tanto no sabor da bebida, as informações atestam a qualidade do grão.

“Quanto mais dados você tiver da origem daquele produto, melhor. É um atestado para você literalmente rastrear aquilo, para saber que não estão te enganando, entender os processos pelos quais o café passou”, avalia Luiz.

Fonte:Metrópoles
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.