Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 25/6/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Superou a IBM: menor computador do mundo faz um grão de arroz parecer gigante

A IBM apresentou o menor computador do mundo, que tem...

De AF News Análises

A IBM apresentou o menor computador do mundo, que tem tamanho inferior ao de um grão de sal. Claro que alguém iria desafiar este recorde, e os cientistas da Universidade de Michigan conseguiram.

Eles produziram um computador de 0,04 milímetros cúbicos, o que é cerca de um décimo do tamanho do dispositivo da IBM. É tão pequeno que um grão de arroz parece gigantesco perto dele, e tão sensível que seu LED de transmissão pode provocar correntes em seus circuitos.

Trata-se de um sensor de temperatura, e suas limitações de tamanho forçaram os pesquisadores a serem criativos para reduzir os riscos que a luz pode causar. Eles trocaram diodos por capacitores comutados, e tiveram que resolver o aumento relativo de ruído elétrico que ocorre ao rodar um dispositivo que usa tão pouca energia.
Como resultado, o sensor pode medir mudanças de temperatura apenas em regiões extremamente pequenas, como um grupo de células em seu corpo. Mas isso não significa que não seja útil, pois os cientistas suspeitaram que os tumores são ligeiramente mais quentes do que os tecidos saudáveis.

Essa suposta característica dos tumores tem sido difícil verificar até agora, mas o pequeno dispositivo poderia ajudar na tarefa. Caso a teoria seja comprovada, ele também poderá ajudar nos tratamentos contra o câncer. A equipe também prevê que ele ajude a diagnosticar o glaucoma de dentro do olho e monitorar processos bioquímicos.

Talvez você esteja se perguntando por que esse sensor está sendo considerado um computador. Bem, a própria equipe da universidade admite as limitações e também questiona se a criação está nesta categoria de dispositivos. Embora ele tenha um processador completo, ele perde todos os dados quando fica sem energia. Porém o mesmo acontece com o aparelhinho da IBM.

David Blaauw, professor de engenharia elétrica e de computação que liderou o desenvolvimento do novo sistema, disse em um comunicado à imprensa que não tem certeza de como chamar essas criações.

Ainda assim, como aponta o Engadget esses avanços aumentam os limites do poder de computação e sugerem que a computação quase invisível pode se tornar comum em pouco tempo.


Fonte: Todo celular
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.