Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 22/8/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Chuva beneficia desenvolvimento das lavouras de inverno

Neste começo de semana, a passagem de uma frente fria pela Região Sul deixa o tempo instável e com ...

De AF News Análises

Neste começo de semana, a passagem de uma frente fria pela Região Sul deixa o tempo instável e com previsão de chuva generalizada em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, por conta da passagem do sistema, um corredor de umidade continua atuando sobre a faixa oeste do país, e deste modo, novas pancadas de chuva podem ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Também há previsão de que ocorra novas pancadas de chuva sobre o norte de Goiás e em pontos bem isolados do Tocantins. Já nas demais regiões do Brasil o tempo segue firme e sem previsão de chuva.

A instabilidade no Sul irá elevar os níveis de umidade no solo, beneficiando o desenvolvimento das lavouras de inverno, como o trigo. Os níveis de água nos reservatórios também irão ser elevados, principalmente nas regiões produtoras de arroz. O mesmo deve ocorrer nas áreas produtoras de trigo de Santa Catarina e do Paraná. No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás, onde foram registradas chuvas nos últimos dias, será permitido que os produtores vão ao campo e consigam realizar os devidos tratos culturais, para o bom desempenho do plantio da nova safra de verão. Contudo, para os produtores de algodão a instabilidade não está sendo nada animadora, já que acarretaram fortes prejuízos na qualidade das plumas.

Publicidade

Para os produtores de cana-de-açúcar e café, a chuva veio no momento certo. Apesar de terem atrapalhado o pleno andamento da colheita, elas elevaram os níveis de água no solo e consequentemente, beneficiaram o desenvolvimento das lavouras. No caso do café, foi induzido o florescimento. Como não há mais previsão de chuva generalizada nas próximas semanas sobre as principais regiões produtoras de cana-de-açúcar e café no centro-sul, as condições voltam a ser favoráveis a plena realização da colheita.


Fonte: Terra.
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.