Notícias Agrícolas - AF News

Última atualização: 19/7/2018 - Atualizado em 02/10/2013h46

Produção de açúcar no centro-sul deve cair 23% em 2018/19, diz Safras

Produção de açúcar no centro-sul deve cair 23% em 2018/19, diz Safras

De AF News Análises

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil deverá cair para 28 milhões de toneladas na atual safra 2018/19, reflexo do maior direcionamento de cana para a fabricação de etanol e da estiagem nos últimos meses, disse nesta quarta-feira a Safras & Mercado, que anteriormente previa em 31 milhões de toneladas.

O volume estimado aponta uma redução de 23 por cento na comparação com a produção de pouco mais de 36 milhões de toneladas do ano passado.

Se a previsão da Safras for confirmada, a produção de açúcar do centro-sul seria a menor desde as 26,75 milhões de toneladas de 2008/09, tendo por base o histórico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Em comunicado, o analista da consultoria Maurício Muruci explicou que a revisão para baixo deve-se ao “fato de a safra estar muito mais alcooleira (em torno de 62 por cento em favor do etanol no mix) e, principalmente, à estiagem que assola o centro-sul desde março e que vai reduzir a qualidade da cana, um fator que favorece a produção de etanol”.

Com efeito, o Thomson Reuters Agriculture Weather Dashboard aponta chuvas entre 150 e 160 milímetros abaixo da média em algumas importantes áreas de São Paulo, principal produtor nacional, nos últimos quatro meses.

A situação é mais grave no Paraná, onde as precipitações estão mais de 300 milímetros aquém do esperado em certas regiões.

Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também registram chuvas abaixo do normal.

Fonte: Reuters
veja também
informativo - assinatura
O cadastro é rápido, fácil e você passa a ter acesso a
benefícios exclusivos: Receber as diversas newsletters,
comentar as materias publicadas e balanços semanais.